Primeiros Passos

 

    As cidades não precisam ser governadas, precisam ser educadas, já dizia Sócrates. Na medida que se desenha a retomada da Escola Integral em nosso país sova-se o pão do conhecimento através dos imortais: Sócrates, Anísio Teixeira a Darcy Ribeiro. Nesta perspectiva o município de São José está implantando gradativamente educação integral nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Na Educação Infantil, cerca de 60% das vagas nas unidades já atendem com carga horária ampliada de 12h, beneficiando 1.744 crianças. Já no Ensino Fundamental, o horário foi ampliado de 4h para 9h diárias nos três Centros de Educação Municipal, contemplando 400 estudantes do 1º ao 3º ano. Além disso, São José implantou o Programa Mais Educação que funciona em 12 unidades escolares, atendendo 1.400 alunos com atividades no contraturno escolar. A diferença da Educação Integral para o Mais Educação é que o primeiro trabalha com currículo integrado nos dois turnos, enquanto no Mais Educação a oferta de atividades extracurriculares é feita no horário oposto às aulas, sendo uma opção para os estudantes frequentá-las.

    A estimativa da Prefeitura de São José é que até 2020 todos os Centros de Educação Municipal e Centros de Educação Infantil operem com educação integral, enquanto o Plano Nacional de Educação estabelece para o período que 50% dos alunos de escolas públicas brasileiras estudem em período integral.

    Com a implantação da educação integral, o município vem se organizando para aprimorar a estrutura das unidades escolares. Está investindo na qualificação das equipes pedagógicas das escolas, sendo que nas sextas-feiras os profissionais participam da “Especialização em Educação Integral” na UFSC, qualificação dos educadores.

    Alunos, pais e professores acreditam que este programa possibilita mais oportunidades de aprendizagem e vivência da cidadania com acesso a bens culturais, às artes e aos esportes. “Esse é um sonho de todo o professor que está se concretizando. Com esse programa, conseguimos trabalhar melhor a formação integral dos estudantes, de modo a formar cidadãos autônomos, capazes de compreender a sociedade em que vivemos e de participar conscientemente da construção de um mundo melhor, baseado em valores de paz e de solidariedade”, avaliou a Diretora do CEM Santa Terezinha, Jane Lucia Thomas.

    Janice Alves de Moura, mãe de três estudantes do CEM Santa Terezinha, contou que antes não podia trabalhar porque precisava cuidar dos filhos de 9, 12 e 13 anos, mas agora - com a educação integral – a realidade mudou. “Consegui um emprego. Ministro oficina aqui na escola Santa Terezinha. Isso representou mais renda para casa e mais educação para as crianças”, citou. A filha do meio de Janice, Karine de Moura, de 12 anos, estudante do 5º ano, aprovou a ampliação do horário. “Estou gostando muito. É tudo legal. Tem artes, teatro e outras atividades também. Fiz mais amigos. Logo de manhã eu conto os minutos para chegar a hora de vim para a escola”, declarou Karine.

 

Unidades escolares com Educação Integral

Ensino Fundamental

Centro de Educação Municipal São Luiz

Centro de Educação Municipal Santa Terezinha

Escola Básica Municipal Prof. Altino Corsino da Silva Flores

 

Unidades Escolares com Mais Educação

Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado

Centro Educacional Municipal Araucária

Centro Educacional Municipal Jardim Solemar

Centro Educacional Municipal José Nitro

Centro Educacional Municipal Maria Hortência Pereira Furtado

Centro Educacional Municipal Renascer

Centro Educacional Municipal Morar Bem

Centro Educacional Municipal Santa Terezinha

Centro Educacional Municipal São Luiz

Centro Educacional Municipal Vila Formosa

Centro Educacional Municipal Governador Vilson Kleinubing

Escola Básica Municipal Prof. Altino Corsino da Silva Flores